preloader

Cloud Computing

         Cloud Computing, também conhecida como computação em nuvem, é algo relativamente novo no mercado e que traz muitas dúvidas ainda para os usuários.

         Nesse post do blog vamos falar um pouquinho sobre a história do cloud computing, e algumas das vantagens de se utilizar um backup na nuvem.

Mas afinal, o que é cloud computing?

         Como já dizia o velho ditado “A necessidade faz o homem”. 

         Há algumas décadas atrás, era comum ter uma rede de computadores ligados entre si, formando ‘clusters’. 

         Como mostrado na figura abaixo, cluster nada mais é, que uma rede de computadores que tem como objetivo aumentar a capacidade de armazenamento e processamento de um sistema.

   

         E ficou funcionando assim por um bom tempo, até que, com o crescimento da internet, e o melhoramento de softwares houve uma necessidade de um armazenamento  maior, e é ai que o cloud computing entrou em ação.

         Como podemos ver na imagem abaixo, o cloud computing nada mais é do que um servidor ligado à nuvem. Com isso, o usuário pode acessar o seu banco de dados a qualquer momento, e em qualquer tipo de dispositivo que tenha uma conexão com a internet, como por exemplo, computadores, smartphones ou até mesmo tablets.


Backup na Nuvem x Armazenamento na Nuvem

Backup

         No backup na nuvem, o arquivo é copiado para a nuvem, ou seja, se o usuário excluir o arquivo “sem querer” da máquina, ele ainda pode ser recuperado na nuvem. 

         Esse tipo é bem usado em meios corporativos, até porque você tem acesso a cópias de arquivos importantes de todos os lugares.

          Mas claro, é importante sempre realizar os backups para manter esses arquivos atualizados para caso seja necessário uma recuperação dele.

Armazenamento

         Como o próprio nome já diz, aqui tem-se como objetivo armazenar os dados e arquivos, pois com isso pode ser protegido de uma queima no HD, ou até mesmo de um problema com o computador ou servidor, como por exemplo, formatações.
Entretanto, ele apenas armazena este arquivo. Todos que têm acesso a esse banco de dados poderão acessá-lo, porém, se ele for excluído “sem querer” não há como recuperá-lo.
          É bem utilizado pois economiza espaço no HD da empresa, pois tudo fica na nuvem, além de claro, o usuário poder acessá-lo de qualquer lugar. 

Vantagens

Facilidade de Acesso

         Como já dito acima, uma das maiores vantagens da nuvem é poder acessar dados importantes em qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo. Até porque, atire a primeira pedra quem nunca teve que ir até a empresa pegar um dado necessário de um cliente pois não tinha acesso ao banco de dados na nuvem.

Economia na Memória

         Seja como armazenamento ou backup na nuvem, a economia no espaço de armazenamento do seu HD será nítida, pois por mais que seja apenas o backup na nuvem, em algum momento o seu HD ficaria sem memória.

Segurança

         E a maior dúvida dos usuários é:

“Mas com o meu banco de dados na nuvem, os dados vão estar seguros? Afinal, se eles vão poder ser acessados de qualquer local e qualquer dispositivo, qualquer pessoa pode acessar, não?!”

         Claro, há os seus riscos na nuvem, assim como tem os ricos de deixar todos os dados armazenados no seu HD.

         Entretanto, conforme as tecnologias avançavam, a segurança dos mesmos avançava também.

         Então sim, a nuvem é segura, pode respirar! Você pode além de permitir acesso a só a quem você deseja, também colocar permissões para cada pessoa. 

         Mas, deixando claro que ela é segura se for tomado as medidas de seguranças corretas.

         Por exemplo, vamos pensar na nossa casa. Tem uma fechadura na porta, então a casa já está segura, certo? Mas, um ladrão ainda pode arrombar ela, então pode-se colocar uma chave tetra. Claro, também pode ter algum jeito de ele entrar, então, podemos colocar também um alarme de segurança, e por aí vai. Ou seja, a segurança que você colocaria no espaço físico não é diferente com a segurança na nuvem. 

         Você vai precisar de segurança sim, mas, a Bruning está preparada para isso!

         E deixa eu te falar uma coisinha, você pode instalar o Bruning Job e usar ele GRATUITAMENTE por 10 dias!

         Ficou curioso(a)? Clique aqui para preencher os seus dados e dados e conhecer esse sistema intuitivo!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *